IMPORTÂNCIA E CUIDADOS NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Texto por Gepeto - Gepeto´s Motorcycles
O sistema de arrefecimento (resfriamento), é responsável por manter o motor numa temperatura adequada de trabalho. É composto basicamente pelo radiador, vaso de expansão (reservatório), tampa de pressão, ventoinha, bomba (acoplada ao eixo do motor), válvula termostática, sensores de temperatura, termostato e respectivas mangueiras e, óbviamente do líquido arrefecedor composto pelo aditivo, fechando o circuito.
Como o sistema é responsável para evitar o superaquecimento do motor, deve-se ter muita cautela na manutenção, o que é relativamente simples. Para evitar surpresas, EM CONDIÇÕES NORMAIS, convém observar constantemente (ou antes de viagens longas), o reservatório de expansão (normalmente de acesso fácil), onde pode-se notar a coloração do líquido arrefecedor, bem como principalmente do nível, o qual deverá estar sempre entre as marcas MAX e MIN. Quanto à coloração, a mesma NÃO deverá estar com tonalidade escura, indicando nesse caso, a necessidade de substituição, bem como a limpeza (lavagem) de todo o sistema.
Convém não ultrapassar o prazo de um ano para esse procedimento.
PROCEDIMENTO: Consiste em drenar completamente o sistema, após o que deverá ser aplicado água corrente, até que a mesma fique livre de sujeira/impurezas; lavar/limpar o vaso de expansão (previamente removido); montar novamente o sistema, conectando as respectivas mangueiras; adicionar o líquido na quantidade e proporção indicadas no produto; “sangrar” o circuito, eliminando ar que eventualmente tenha ficado ao completar o nível do fluido; finalmente, colocar a moto em funcionamento, eliminando possíveis vazamentos e aguardando o início de funcionamento da ventoinha, que deverá ocorrer sempre antes da sinalização vermelha do indicador de temperatura da moto.
FUNCÃO DO ADITIVO: Evitar que a água do radiador congele em dias muito frios, ou evapore com o altíssimo calor gerado pelos motores à combustão. Também auxilia na redução da oxidação (surgimento de ferrugem) das partes metálicas que ficam em contato com a água. CUIDADO: A inobservância da preventiva manutenção do sistema de arrefecimento, poderá trazer como conseqüência, a perda total ou parcial do motor, existindo casos de trincas no bloco ou até mesmo de fundir pelo excessivo aquecimento por falta de refrigeração.
IMPORTANTE: No caso da necessidade de se substituir o líquido, bem como da lavagem do sistema, tal procedimento JAMAIS deverá ser executado com o motor quente, pois existe grande risco de queimaduras. Recomenda-se portanto recorrer às oficinas especializadas para execução desse serviço.
Fonte: texto redigido para o Rock Riders pelo motociclista Gepeto
- Gepeto´s Motorcycles
- www.gepetosmotorcycles.com.br
(11) 2094-6060
Nenhum comentário:
Postar um comentário